Manutenção

OBTENHA O MÁXIMO DO SEU ATIVO IMOBILIÁRIO


Sc_Man_imb_Ajus_2015_0907.jpg

Cenário

Depois de décadas de baixo investimento em infraestrutura e em habitação, o país reencontrou sua rota de progresso na construção civil.

Com a evolução tecnológica e a busca incessante por redução de custos, todos os setores industriais brasileiros tiveram que se adequar a essa realidade e na construção civil não foi diferente. Para tanto, o desfio é promover condições de viabilidade para investimentos em máquinas, processos produtivos e qualificação de mão de obra; com vista à sustentabilidade da indústria da construção civil.


A norma de desempenho NBR 15.575 estabelece parâmetros, objetivos e quantitativos que podem ser medidos. Dessa forma, buscam-se o disciplinamento das relações entre os elos da cadeia econômica (rastreabilidade), a diminuição de incertezas dos critérios subjetivos (perícias), a instrumentalização do Código de Defesa do Consumidor, o estímulo à redução da concorrência predatória e um instrumento de diferenciação das empresas.


Avaliar o desempenho dos sistemas construtivos é um avanço para o setor e constitui o caminho para a evolução de todos que compõem a cadeia da construção civil. 

"Robson Braga de Andrade – Presidente da CNI – Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575/2013."


Produto

A partir da evolução das edificações, dos métodos construtivos, da complexidade, das boas práticas de mercado, da estrutura jurídica e normativa, e do perfil dos consumidores, surge a demanda para um conjunto de serviços focados no uso, operação e manutenção de edificações.


Manutenção Inteligente - Planejamento e Gestão da Manutenção da edificação. O objetivo é cuidar para que a edificação tenha o melhor uso possível, preserve o desempenho de projeto ao longo da vida útil, mantenha o desempenho funcional, sem prejuízos ao conforto, e risco à segurança. No final a edificação terá uma vida útil estendida.


O conjunto de serviços prevê o planejamento, a gestão da manutenção, a contratação de empresas autorizadas, capacitadas e especializadas para a execução dos serviços necessários, o acompanhamento dos serviços contratados, a geração de evidências da execução e o recebimento destes, e a estruturação do histórico da edificação.


Serviços

  •   Inspeção Predial;
  •   Planejamento do Processo de Manutenção;
  •   Contratação de empresas autorizadas; capacitadas; ou especializadas para a função;
  •   Coleta e Registro de Evidências;
  •   Recebimento de Serviços;
  •   Avaliação e aprovação de reformas em unidades imobiliárias;
  •   Planejamento de Reformas na Edificação;
  •   Planejamento de Serviços;
  •   Especificação de Serviços e Materiais;
  •   Cronograma de Execução;
  •   Orçamentos;
  •   Coordenação de Projetos;
  •   Acompanhamento da execução dos serviços;
  •   Relatórios de monitoramento;
  •   Gestão de Resíduos;
  •   Elaboração do Programa de Necessidades;
  •   Treinamento de Usuários e Prestadores de Serviço.


Resultados Esperados

  •   Solução Completa – Único ponto de Contato;
  •   Feedback – Informação para melhorar o futuro;
  •   Foco - Análise prévia e definição completa do objeto;
  •   Qualidade – Melhorar Uso e Operação da Edificação;
  •   Eficiência - Assegurar Desempenho de Projeto;
  •   Durabilidade - Aumento da Vida Útil da Edificação;
  •   Custo – Redução de Custo no Uso e Operação;
  •   Previsibilidade - Planejamento de despesas da Edificação;
  •   Sustentabilidade – Uso Eficiente dos Recursos previstos em projeto;
  •   Prazo – Manter Visão de longo Prazo da Edificação;
  •   Evidências – Relatórios, com Processo Documentado com Registro de todas as Etapas;


Prazo

Duração indeterminada.


Público Alvo

Pessoas físicas e jurídicas.